EMC
EMI/EMC SERVICES

O que é Compatibilidade Eletromagnética (EMC)?

Capacidade para dois ou mais equipamentos de funcionar corretamente no seu ambiente eletromagnético sem provocar interferências entre eles ou com si próprio.

O que são Interferências Eletromagnéticas (EMI)?


Acoplamento de energia causando comportamento indesejado dos equipamentos eletroeletrônicos, devido a fontes de ruído como motores, lâmpadas, aparelhos celulares ou mesmo radiações cósmicas. Todo produto precisa ser projetado, testado e certificado considerando-se efeitos de ambientes eletromagnéticos (E3)...

  • para que você possa usar seu laptop dentro de um avião.
  • para que seu airbag não dispare ao passar perto de antenas.
  • para que seu celular não cause problemas na eletrônica embarcada de seu carro.
  • para que um trem passando nas proximidades não cause mal funcionamento nos equipamentos de um hospital ou de auxílio a navegação de um aeroporto.
  • e para que vários outros fenômenos do dia-a-dia, dos mais drásticos aos mais corriqueiros, ocorram sem provocar falhas e acidentes.

CONTEÚDOS PARA APRENDIZADO

  • Análise de Riscos em Sistemas Aeronáuticos e os Efeitos Decorrentes do Ambiente Eletromagnético

    The aeronautical sector, in special the commercial aviation, constantly makes use of new technologies and design solutions in order to meet the demands of passengers and operators. Among the main demands of aviation stakeholders is a reduction in accident rate. Therefore, it is necessary to study accident causes as well as the proper risk assessment of flight safety.

    Saiba Mais
  • Efeitos Diretos e Indiretos de Impactos de Raio

    Os aviões regionais, em particular, operam vários ciclos por dia e são os mais atingidos por raios. Estima-se que um avião tome um raio a cada 2.500 FH (Flight-Hours, ou horas de voo). Dado que um avião opera em média 2.500 a 3.000 hora de voo por ano, pode-se dizer que cada avião regional receba um raio por ano de operação (SERRA, 2014). Ou seja, os aviões devem ser projetados para que o raio atravesse sua fuselagem com uma carga que pode atingir 200 mil Amperes sem que ocorram danos que comprometam a segurança de voo. Para tanto, os fabricantes devem cumprir com o RBHA / 14CFR 25.1316 – System Lightning Protection.

    Saiba Mais
  • Efeitos de HIRF

    HIRF é uma sigla para High Intensity Radiated Fields (Campos Radiados de Alta Intensidade, tradução livre) e se refere a toda energia de radiofrequência com intensidade suficiente para afetar de forma adversa organismos vivos ou o desempenho de um dispositivo eletroeletrônico. O forno microondas é um exemplo desse princípio, mas com uso seguro e controlado.

  • A Importância da engenharia de EMC/EMI com o crescimento do IoT

    “A certificação de compatibilidade/interferência eletromagnética (EMC/EMI) em dispositivos com eletrônica embarcada é regulamentada em diversos setores para garantir o funcionamento adequado dos dispositivos. A certificação serve para evitar que as radiações eletromagnéticas do ambiente interfiram no funcionamento do dispositivo e que o próprio não interfira em outros eletrônicos próximos. Já existem setores com a certificação consolidada, como a aeronáutica e automotiva, onde as normas e regulamentações são reavaliadas quando surge uma nova tecnologia, contudo, o nascente setor da internet das coisas (Internet of Things - IoT) veio para revolucionar o mercado criando um novo desafio para a área de (EMC).”

    Saiba Mais
O Futuro É Eletrizante!!

Fale com a gente

Fale conosco. Seu contato é muito
importante para a LACE

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato.